Booleanos

O tipo Booleano em Python

O que são os booleanos

O tipo booleano (bool) representa apenas dois valores possíveis: verdadeiro ou falso. Em Python, eles são escritos como True e False (com a primeira letra maiúscula):

1is_estudante = True 2is_empregado = False

Esses valores podem parecer simples, mas são fundamentais para o funcionamento de praticamente todos os programas. Eles são muito usados para tomar decisões e controlar fluxos.

A partir deles, podemos decidir o que fazer se algo é verdadeiro e o que fazer se algo é falso. Mas, por enquanto, vamos apenas entender o que faz um valor ser considerado verdadeiro ou falso em Python.

True ou False

Podemos atribuir diretamente os valores True e False às variáveis, como vimos acima. Mas é importante saber que muitos outros valores já têm um comportamento lógico pré-definido pela linguagem.

1print(bool("Hello")) 2print(bool(0)) 3 4# Saída: 5# True 6# False

A função bool()

Para podermos consultar qualquer valor ou variável, existe a função bool(). Ela testa o que passamos entre seus parênteses e verifica se o conteúdo é interpretado como verdadeiro (True) ou falso (False).

Porém, na prática, quase todos os valores em Python são considerados verdadeiros. Números diferentes de zero, strings com algum conteúdo e coleções preenchidas (listas, dicionários, tuplas e conjuntos), que veremos no detalhe mais adiante, são interpretados como True:

1print(bool("abc")) 2print(bool(123)) 3print(bool(["maçã", "banana", "cereja"])) 4 5# Saída: 6# True 7# True 8# True

Existem poucos valores que são considerados falsos em Python. Os principais são:

1bool(False) # o próprio False 2bool(None) # o tipo de dado None 3bool(0) # o número zero 4bool("") # string vazia 5bool([]) # lista vazia 6bool({}) # dicionário vazio 7bool(()) # tupla vazia 8bool(set()) # conjunto vazio

Todos os valores acima retornam False ao serem avaliados com a função bool().